terça-feira, maio 09, 2006

Escatológica


Muito pouco vou a bancos. Já li sobre uma senha que se pega à entrada para valer a lei do tempo de espera nas filas - 15
minutos normalmente e 30 minutos em dias de pagamento. Quando você pega a senha, dizem, não são todos que o fazem, a fila começa a andar até que o prevenido possuidor do salvo conduto seja atendido.
E quando você entra nas quilométricas filas dos caixa-automáticos? Ouvi dizer que caixa-automático é terra de ninguém. Não é considerada dentro do banco, se bem que esteja.
O bem estar do cliente não é prioridade dos bancos. Algumas agências em que estive ofereciam bancos para descanso das pessoas da fila. Era uma fila sentada. Os clientes sentavam-se mais à frente à medida que a fila avançava. Uma comédia. Já noutra agência onde fui sacar um dinheiro não reparei nesta comodidade.
E se sua bexiga incomodar? E se outra necessidade mais premente acontecer? Reze para que não seja com você. Os bancos não têm instalações sanitárias para o conforto das pessoas que eles exploram.
Passo a relatar o seguinte: uma pessoa, que é meu primo, teve por dever de ofício que ir ao banco no último dia do mês para pagar obrigações legais da firma onde trabalhava. Banco cheio, as pessoas na fila seguindo aquele labirinto que eles pintam no chão. Muito calor, muita demora. Uma senhora, vamos no popular, uma velha, com as feições aparentando sofrimento e muita preocupação, não podendo abandonar seu lugar na fila e, como se soube depois, acometida de uma súbita dor de barriga, resolveu segurar a barra até chegar sua vez no guichê. Mas não deu. Em pleno salão resolveu-se. O ambiente tornou-se fétido e constrangedor, além de sujo. Esse meu primo é uma pessoa muito sensível, tanto na alma como no físico. Aquela situação deu-lhe náuseas. "A náusea é uma sensação desagradável no abdômen que, freqüentemente, termina em vômito. O vômito é a eliminação forçada do conteúdo gástrico através da boca. A náusea e o vômito são causados pela ativação do centro do vômito localizado no cérebro." Veio a primeira contração. Todos se afastaram. Na segunda o espaço já estava aberto. Na terceira e definitiva já estavam todos na parede.
Não me foi contado, nem perguntei, como transcorreram os trabalhos dentro do banco depois do acontecido, mas que o pessoal da faxina naquele dia teve trabalho dobrado, ninguém tenha dúvida.