terça-feira, abril 11, 2006

Se meu pai fosse mulher, era minha mãe

Devagar com o andor

Uma coisa Cristovam Buarque do PDT tem em comum com Lula: ele também não é candidato. Mas como lhe foi perguntado sobre seus um vírgula e pouco por cento de intenção de votos ele respondeu que deixa a interpretação para os entendidos em pesquisa. Os analistas políticos entendem muito de pesquisa mas sua análise sempre começa assim: se a eleição fosse hoje; abstraindo o candidato C; considerando-se apenas fulano e beltrano; agora bota francisco e josé... É um exercício de futurologia. Há a pesquisa expontânea, a pesquisa dirigida, a pesquisa não sei mais o quê. A eleição está longe, alguns candidatos nem estão definidos, mas os cara-pálidas já estão preparando o tortuoso caminho para que se torne mais confortável.
Em março de 1982, Brizola lançou-se candidato ao governo do Rio de Janeiro. A pesquisa já era enlouquecida. Estavam disparados na liderança Moreira Franco, Miro Teixeira e Sandra Cavalcanti, não sei se nesta ordem. Encontrei na rua uma caravana do PDT, alguns candidatos a vereador, alguns conhecidos meus, que vieram angariar meu voto. Ponderei que o PDT não tinha nenhuma chance em vista das pesquisas. Pediram que eu esquecesse a tal pesquisa, que a realidade era outra.
Acabei votando no PDT. A realidade foi outra.Mas nos dias de hoje em matéria de pesquisa a realidade também é outra. É incrível como eles sempre acertam. Um acerto aqui outro acolá e a manada vai entrando no curral eleitoral. Talvez eu me torne um perdedor já que não votarei no PT nem no PSDB. Como disse alguém, eles se odeiam mas são irmãos. O sistema de urna eletrônica não permite mais votar em candidatos fictícios como o Cacareco, rinoceronte do zoo de São Paulo, que em 1958 foi campeão absoluto de votos para a Câmara Municipal. Se não posso votar no original, por que iria votar no Enéas, que é uma imitação? Restam a Heloisa Helena, o Roberto Freire e mais alguém que possa vir para explicar e não para confundir.
Então vamos aguardar; nada de, se a eleição fosse hoje... Todo comentarista esportivo sabe que o "si" não ganha jogo. E meu pai já dizia: "se meu pai fosse mulher, era minha mãe!"