Cada cabeça, cada sentença
Um dos meus instrutores de vôo foi o tenente Pamplona. Lembro que era um cara boa gente, muito calmo. A respeito dele, além disso, só lembro do dia em que voávamos em Nova Iguaçu e eu ia fazer uma tomada de pista para aterrisar no aeroclube. Não sei porque cargas d'água achei que a pista era a faixa verde que ficava sob os fios de alta tensão da Light, ao lado do aeroclube. Não existe mais essa faixa verde. Agora por alí passa a Via Light, estrada de relativo movimento. Quando percebi o engano veio junto a percepção de que eu era um aprendiz e de que fazer uma curva fechada a baixa altura era uma manobra de alto risco para mim. Imediatamente passei os controles ao Pamplona. Só me faltou falar: vai que é tuuuaaa, Pamplona! (O goleiro Tafarel só apareceu muito, muito tempo depois). Ele me devolveu o avião já na reta para aterrisar.
Tive outro instrutor, não me lembra o nome, só a fisionomia. Não sei se foi antes do Pamplona ou depois. E quase fazendo o teste para o vôo solo ainda tive mais um instrutor, por muito pouco tempo. Cada um deles tinha um modo de ver as coisas, um modo de ensinar, um conceito da arte de voar. Quando fui para o vôo solo já peguei um novo oficial, o quarto aviador, que não gostou nada do modo como eu conduzia o avião, nem taxiando nem voando e me reprovou. Foi-se a chance de solar com doze horas. Deram-me novo instrutor e parti para novo teste, já com quatorze horas (ou quinze?) não me lembro bem. Me disseram: - Esse cara que vai te dar o vôo solo é moleza. Ele dá toda a pista do que deve ser feito. Realmente foi assim. Ele pressionava o manche com a perna quando achava que eu devia fazer determinada manobra (os comandos eram duplos). Eu obedecia para não desagradar mas achei um exagêro. Cada um tem sua sensibilidade. Ademais, dali a instantes eu iria voar sòzinho. Sem ninguém para me passar sinais sutis. Sem ninguém sequer para testemunhar toda a minha alegria em voar solo,
uma experiência única para cada indivíduo. Guardadas as devidas proporções, algo como ser o primeiro astronauta brasileiro.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home