domingo, abril 16, 2006

Rádio Mix

Nada como ter aquilo roxo

A postagem de hoje estaria melhor no Represália. Mas como o Seu Lalo está defasado e eu tenho algo a transmitir, está bem neste lugar. Há oito anos, mais ou menos, tomei conhecimento do Mução, um nordestino de voz rouca que tinha uma participação diária de três horas na programação da rádio FM Som Zoom Sat das 16 às 19 hs. Antes e depois desse horário havia programas de forró. Às 20 hs entrava uma apresentadora de nome Vanda, não me lembro do sobrenome. Ela atendia a pedidos de músicas pelo telefone. Os ouvintes elogiavam muito sua voz. E ela acreditava. Para mim era apenas uma voz melosa. Ela conduzia bem o programa. Seu único pecado era perguntar ao ouvinte qual a sua música "mais" preferida. Algum ginecologista de plantão teria que ter tido a coragem de dar um "toque" nela para corrigir essa falha.
O Mução vivia e vive de sacanear os outros. Telefona para as pessoas sem se identificar e as trata pelo apelido. Nordestino tem ódio de apelido. Ele recebe "de bandeja" o nome, apelido, telefone e toda a "vida sexual" da vítima, ou seja, profissão, amigos, família, parentes, etc. Assim, quando ele telefona, conhece tudo da vítima, como ele mesmo chama seu público alvo, e assim tem mais facilidade de se introduzir e levar um diálogo. Resumindo, é a pegadinha do Mução. A pegadinha considerada a melhor da semana dá prêmios ao dedo duro que entregou a vítima, que, por sua vez, também recebe prêmios. Gravei várias pegadinhas. Realmente é muito engraçado. O Mução mudou duas vezes de emissora. Agora está na Rádio Mix (106,3 FM). Essas emissoras do nordeste são abusadas. Esta tem uma rede de 14 emissoras espalhadas pelo país. Registra seus melhores índices de audiência durante o “Programa do Mução".
E que fez o Mução agora? Entrevistou o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Durante a conversa, rodou uma entrevista que Lula concedera em 1992, pouco depois do impeachment de Collor. À época sem mandato, Lula disse que tinha pena de Collor. Acusou-o de formar uma “quadrilha”, movido pela “ganância” e pela “vontade de roubar e de praticar corrupção”.Vale a pena ver o que tinha dito Lula, se bem que já rodou toda a internet, e o que falou Collor a respeito. Clique aqui para ouvir. Além da voz empostada do Collor e do seu modo de falar rebuscado onde ele até às vezes se perde na concordância de número, há coisas engraçadas como quando o Mução lhe pergunta se ainda tem "aquilo" roxo.