segunda-feira, maio 15, 2006

As chuvas e a lama

Cada dia uma avalanche, um desmoronamento


Muitas vezes meu caminho foi interrompido pelas avalanches. Nas fotos dos jornais pude comparar uma pedra que caiu numa dessas avalanches com um ônibus que passava ao lado. O ônibus era bem menor. Eu ía passar no local um dia ou dois após o acontecido mas interditaram a estrada. Foi na altura de Pedro do Rio, na Washington Luiz. Na semana seguinte dinamitaram o mostrengo mas o movimento estava em meia pista e levou pràticamente um mês para tudo voltar ao normal. Outras vezes me deparei com montanhas de barro que a chuva levou para a estrada e ainda noutros locais encontrei uma pequena avalanche de cascalhos. Muito mais eu poderia falar. A serra, quando faz mau tempo, sempre nos reserva surpresas. Porém a planície também contém surpresas: avalanches de lama. Cada dia uma nova. Espero que nossos sentidos não fiquem entorpecidos. Eis a avalanche do dia:
"O banqueiro Daniel Dantas falando à repórter Janaina Leite da Folha negou possuir documentos sobre contas bancárias de petistas no exterior. Mas confirmou que Delúbio Soares, ex-gerente das arcas petistas, pediu US$ 50 milhões ao seu Opportunity. Não levou. E o grupo, diz Dantas, foi “discriminado” pelo governo. Perguntado sobre as informações que teria, Dantas relatou que lhe disseram que havia o número das contas no exterior de pessoas ligadas ao governo, inclusive do presidente Lula. Concluiu: - Mas não vou falar quem me disse, pois não dei a menor credibilidade." Leia mais no blog do Josias.

"Lula, por sua vez, diz que os repórteres da Veja merecem o Nobel da Mentira. Pois é... Mas não teve a coragem de dizer que Daniel Dantas está mentindo. Atenção: quem põe o governo em palpos de aranha não é a revista, mas o banqueiro. A exemplo do que Antonio Palocci fazia com Rogério Buratti, o presidente preferiu não comprar a briga. Deve saber por quê. Dantas dá a entender que está bastante calçado em documentos e, quem sabe?, numa prova que seria a Kryptonita do Super-Apedeuta.
Parece que o banqueiro baiano pode ser para Lula uma ameaça pior do que a Crítica da Razão Pura de Emmanuel Kant. Leia mais no Primeira Leitura (Impeachment Já, Diogo Mainardi, PCC e chapéus).