sábado, julho 29, 2006

A questão dos programas de governo

What if my opponent doesn't follows the book?

Eu ia escrever este artigo no blog Represália, mas a partir do título que coloquei e do roteiro que antevi achei mais conveniente este local. Houve uma época, quando eu tinha menos preocupações, em que jogava damas e xadrez. Tinha livros de xadrez em inglês e russo e livros de damas em russo. As revistas e livros em russo eram o básico de todo damista. Não que alguém soubesse russo ou tivesse ideologia comunista, mas é que na Rússia esse esporte é massificado e o material de estudo é farto. Além disso a notação dos lances é feita com os caracteres latinos, qualquer um podia acompanhar. Em ambos os jogos há uma linha teórica que os estudiosos costumam seguir. Se a sequencia de lances apresentada no livro é seguida a partida termina em empate. Então chega-se a uma pergunta: e se meu adversário não segue o livro? Aí, quem pode mais chora menos.

Há quem goste de perguntar sobre o programa de governo de um candidato. Na verdade não se pretende ler programa algum. Só se quer saber se há um programa de governo. Talvez se queira mostrar erudição fazendo-se tal pergunta. Eu não me incomodo com o programa de governo do meu candidato mas tão sòmente com o seu caráter e capacidade para executar aquilo a que se propõe. Em eleições passadas vi candidatos na televisão brandindo livrinhos diversos, dizendo ser seu programa. Mas, e se o candidato não segue o livro? É o que mais acontece. O candidato dá uma banana para o eleitor. E as promessas de campanha? Acredita em Papai Noel quem quer.
No jogo de damas, quem não segue o livro está arriscado a perder a partida. Na política, quando o candidato abandona o livro quem perde é o eleitor.