quinta-feira, julho 20, 2006

Histórias de professores - 1

Ontem enviei ao The Google Team, a respeito da minha caixa de correspondência Gmail, a seguinte pergunta: "Como posso transferir mensagens para um arquivo meu, particular? ". Isto porque recebi uma notificação de que minha cota havia excedido e eu não poderia mais enviar mensagens e talvez, penso eu, nem recebê-las. Meus amigos conseguiram em pouco tempo colocar 2,74 Gb de coisas maravilhosas em minha caixa postal e eu não queria, de modo nenhum, apagá-las.
Segue, resumidamente a resposta:
"Obrigado por nos enviar seus comentários e dúvidas. Você está recebendo esta resposta porque a Central de Ajuda do Gmail possui informações relacionadas à sua mensagem. Em nossa Central de Ajuda, você pode encontrar respostas às perguntas mais freqüentes e conhecer os procedimentos para a resolução de problemas técnicos. ...
Não poderemos responder às perguntas que recebemos, mas agradecemos o envio de seus comentários e sugestões. Os seus comentários e solicitações de recursos são importantes para nós e foram encaminhados às equipes apropriadas....
Atenciosamente,
A Equipe do Google"

As linguagens de programação de computador não são nenhuma novidade. Alguém teve a perspicácia de transportar para a máquina toda a engenhosidade do cérebro humano. Aquelas "flags" e chaves colocadas em um programa remetendo aos diversos pontos de cálculos e tarefas refletem a resposta de nosso cérebro a imagens, fatos e sons do presente ou do passado.
O Google me respondeu que não podia me responder. Muito atenciosos. E isso acendeu em mim aquela luzinha, aquela flag e eu me vi na Escola de Aeronáutica no ano de 1961. Num certo dia havia faltado o professor de Matemática (Geometria Analítica ou Cálculo Integral, não me lembro) e a aula seria ministrada pelo professor da outra turma, sobre quem havia um certo folclore que logo comprovamos. À primeira pergunta feita por um colega ele respondeu com entusiamo:- "Muito bem, meu filho. Gostei do seu interesse. Façam sempre como este cadete. Sempre que estiverem em dúvida, perguntem. Eu gosto quando o aluno pergunta. Eu nunca vou responder, mas gosto quando perguntam. Isso demonstra o interesse do aluno".
Acho que ele queria dizer: - "Minha aula é muito bem planejada e os assuntos, muito bem expostos. Prestem atenção e raciocinem" . Além de tudo, isto dava uma sacudida na turma, espantando o sono de alguns e esse humor malvado era uma característica dele. De qualquer modo, acho que ele criou escola na equipe do Google.
Eu consegui resolver meu problema: configurei meu Outlook Express para receber as mensagens do Gmail. E os arquivos do Outlook Express eu sei onde estão, não precisei perguntar pra ninguém - nem à equipe do Google nem àquele carismático professor de quem todos nos lembramos com muito carinho.