quinta-feira, março 09, 2006

Você sabe em quem está votando?

Suplente de senador do PL é preso durante operação da PF

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, em Brasília, o empresário Francisco José Gonçalves Pereira, mais conhecido como Chico Pneus, suplente do senador Magno Malta (PL-ES).
Segundo a assessoria de imprensa da PF, ele é acusado de integrar um grupo especializado em subfaturamento de mercadorias, descaminho e lavagem de dinheiro, que contaria com a participação de 300 empresas dos ramos de combustíveis, importação e exportação, mineração, agropecuária e construção civil.
As companhias, segundo a PF, estão instaladas nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.
Conforme a investigação, o grupo teria sido responsável pela importação por meio fraudulento de mais de 14 milhões de dólares em mercadorias nos últimos três anos.
Além de Chico Pneus, pelo menos mais oito pessoas entre empresários, advogados e servidores públicos foram presos. A ação, batizada de "Operação Esfinge", foi autorizada pela Justiça Federal do Espírito Santo.
Além das prisões, os policiais receberam a determinação judicial para o cumprimento de 22 mandatos de busca e apreensão.
Chico Pneus chegou a assumir o mandato no Senado entre dezembro de 2004 e abril de 2005, quando integrou comissões de Cidadania e Justiça e de Educação na vaga de Malta, que estava afastado para tratamento de saúde.

(Por Áureo Germano)

Inacreditável! Assustador!