quarta-feira, março 08, 2006

Primeiro mundo é isso aí!

O alemão é um bom companheiro

Michael Keppeler/AFP/Getty

A 93 dias da Copa do Mundo, a Alemanha lançou uma campanha para tentar persuadir o povo alemão a ser amigável. Espera-se que pelo menos um milhão de turistas e fãs do futebol desembarquem no país em junho e julho, os meses da Copa.
Vinte mil outdoors com a imagem acima – o craque Franz Beckenbauer de braços abertos - estão sendo plantados em toda a Alemanha como parte da cruzada pela simpatia. “Infelizmente, não somos vistos como um povo amigável”, reconhece Beckenbauer, presidente do Comitê Organizador da Copa. “Temos que melhorar isso."
.....................


Frattini disse que irá propor que cidadãos oriundos de países exportadores de prostituição ilegal recebam um visto de entrada especial da União Européia. Acredita ser esse o único modo de inibir o incremento na Europa do exercício da profissão mais antiga do mundo durante o período da Copa.
O sujeito não se arriscou a declinar os nomes dos países que considera exportadores do sexo fácil. Mas listou as regiões em que se localizariam: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Parece brincadeira, mas Frattini leva a própria idéia a sério. Diz que vai submeter o tema a debate em reunião do conselho de ministros de Justiça e Interior da União Européia, agendada para abril.
Se a proposta de Frattini vingar, você que está pensando em viajar à Alemanha para ver o Brasil jogar, cara leitora, se arrisca a receber no passaporte um carimbo que a identificará como prostituta em potencial. Coisa de primeiro mundo.