quinta-feira, março 02, 2006

Mêdo de altura

Vertigem da altura
Faz tempo. Eu conversava com um amigo. Estávamos sobre o segundo patamar da escadaria da estação ferroviária em Nilópolis. No subúrbio pràticamente todas as estações têm uma travessia sobre a via férrea, que também dá acesso às plataformas onde param os trens. Cinco ou seis metros de altura têm essas travessias. Sùbitamente o amigo me falou: - Vamos sair daqui. Eu não gosto de altura!
Se fossem 20, 50, 100 metros até lhe dava razão!
Noutra oportunidade eu atravessava uma ponte na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ía para a Faculdade de Engenharia acompanhado de um outro amigo. Este me confessou: - Quando atravesso essa ponte, sobre o mar, seguro fortemente meus livros. Porque me dá uma vontade incontrolável de jogá-los na água!
São medos, são fobias, são manias.

"Foi por medo de avião, que eu segurei pela primeira vez na sua mão," cantou Belchior. E você, tem medo de avião?
Não o avião abaixo, como se diz.


Me refiro à altura. Você está no plano superior, olha para baixo e sente o chão muito longe. Não é para se sentir um pouco desconfortável?