quarta-feira, março 01, 2006

Fernando Ignacio Cardoso da Silva

O Gerson, o canhotinha, comentarista esportivo da Globo, quando julga os craques ou pernas-de-pau de uma partida, costuma criar personagens híbridos, pelo nome, lógico. Está fazendo escola.

Fernando Ignacio Cardoso da Silva

ELIO GASPARI

O crescimento da economia brasileira em 2005 ficou em 2,3%. Número haitiano, abaixo dos 5 % inventados por Lula, dos 4% prometidos pela ekipekonômica e dos 3,7% estimados pelo FMI. À primeira vista, o desempenho do Nosso Guia documenta o fracasso da nação petista. Isso não é verdade, nem tem tanta importância.

A estagnação econômica do Brasil é suprapartidária, produto de uma ekipekonômica que muda de cara sem mudar de idéia e de governantes que mudam de idéia sem mudar de cara. Em maio de 2003 Lula prometeu o “espetáculo do crescimento”. Em março de 2000, FFHH prometera que “daqui por diante é desenvolvimento, bem-estar e prosperidade”.

Eram apenas animadores políticos. Têm hábitos diferentes, mas são a mesma coisa. Petistas que praguejaram contra FFHH e tucanos que praguejam contra Lula estão iludidos ou querem iludir os outros. Trabalham pelo predomínio da banca sobre a fábrica.