terça-feira, março 14, 2006

Pigmalião 2

Pigmalião - os filmes



Sinopse: Henry Higgins (Leslie Howard) é um professor de fonética que, juntamente com seu amigo, o Coronel Pickering (Scott Sunderland), resolve transformar Eliza Doolitle (Wendy Hiller), uma florista de rua inculta e sem o mínimo de educação exigido pela sociedade, em uma grande dama no espaço de três meses.

Premiações: Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Leslie Howard) e Melhor Atriz (Wendy Hiller). A atriz Wendy Hiller foi escolhida pelo autor da peça teatral a qual Pigmalião é baseado, George Bernard Shaw.

Curiosidades: O orçamento de Pigmalião foi de US$ 350 mil
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1938
Estúdio: MGM / Pascal Film Productions

O segundo filme - My Fair Lady

Sinopse: Um culto professor aposta com um amigo de que é capaz de transformar uma rude vendedora de flores numa dama da alta sociedade. Dirigido por George Cukor (Nasce uma Estrela) e com Audrey Hepburn e Rex Harrison no elenco. Vencedor de 8 Oscars.

Ano de Lançamento (EUA): 1964
Curiosidades: A personagem Eliza Doolittle chegou a ser oferecida à atriz Julie Andrews, mas o produtor Jack Warner recusou-se a contratá-la por ela ter se recusado a fazer um teste de cena para o filme.

O orçamento de My Fair Lady foi de US$ 17 milhões.
Refilmagem de Pigmalião (1938).