quarta-feira, dezembro 21, 2005

Quatro anos (dedos) de prosa

Do Dicionário de Folclore para Estudantes
http://www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/dic_d.htm

Dedos
Os passatempos e as brincadeiras feitas com os dedos são muito interessantes. O nome dado aos dedos pelas crianças é de origem portuguesa: dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura-bolo, cata-piolho. As formas eruditas, usadas pelos adultos, são: mínimo, anular, médio, indicador e polegar. Tem a brincadeira feita com as criancinhas: "Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura-bolo e cata-piolho. Depois toca-se na palma da mão da criança, perguntando: Onde está o bolinho que deixei aqui? O gato comeu, responde. Vai-se subindo pelo braço, cocegando e dizendo em cada parada: aqui descansou, aqui almoçou, aqui comeu, aqui parou e sobe-se até as axilas, fazendo cócegas: está aqui, está aqui. Outra brincadeira: toca-se em cada dedo da criança dizendo: "Este diz que quer comer; este diz não ter o que; este diz que vai furtar; este diz que não vá lá; este diz que Deus dará!" É com os dedos que se dá cafuné. Com os dedos é feita a brincadeira de cama-de-gato. Até na linguagem popular vamos encontrar os dedos na boca do povo, como na expressão: "Dei dois dedos de prosa com ele". O dedo indicador serve para mostrar a direção de uma rua, de uma casa, de uma pessoa, e também acionar o gatilho das armas de fogo. Os dedos tocam instrumentos de corda. Dizem umas pessoas engraçadas que a gente devia ter um olho na ponta do dedo indicador.

Lula: quatro anos é muito pouco

Em viagem a Macapá, onde visitou as obras de ampliação do aeroporto da capital do Amapá e inaugurou um hospital, Lula disse nesta terça-feira que o atual mandato do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos é exíguo demais. "Quatro anos, para quem está governando, é muito pouco, mas para quem está na oposição é uma eternidade. Há sempre esse conflito", disse.

Na visita ao Amapá, Lula levou em sua comitiva o senador maranhense José Marimbondo de Fogo Sarney, eleito por aquele Estado.

Lula, pelo visto, quer cinco anos (dedos) de prosa. Isso ele não pode. Falta-lhe o mindinho. Ou seriam mais quatro anos??? Segundo ele, para quem está na oposição quatro anos é uma eternidade. Nisso ele está certo. A quase totalidade do povo brasileiro está na oposição e já está de saco cheio.
Quanto a estar fazendo campanha eleitoral irregularmente, ele faz questão de não errar sòzinho. Leva o senador maranhense (amapaense) consigo. Quanto à multa que lhe tem que ser imposta pelo tribunal eleitoral competente, alguém acha que como campeão da moral e da ética ele vai pagar, vai sair do seu bolso? Fica a pergunta.