sexta-feira, janeiro 20, 2006

Pra não dizer que não falei de flores

Pra não dizer que não falei de flores, (não era assim que dizia a canção?), vamos alternar os desenhos dos nossos amigos da Aeronáutica com algumas fotos recentes feitas em um dos meus passeios semanais em busca do prazer. Prazer dos outros, diga-se de passagem, porque na verdade vou em busca dos queijos minas meia cura feitos em Paraíba do Sul - RJ. Tenho fregueses que os compram e até levam para Minas Gerais, que me desculpem os mineiros mas eu não tenho culpa de vender mercadoria excelente. Mesmo o dono do Sítio Solidão, em Miguel Pereira, que fabrica um queijo que é um filé, e cuja produção é colocada toda na Zona Sul do Rio de Janeiro (Barra, Leblon, Copacabana...), me disse certa vez que não sabia fazer um queijo igual àquele. Acho que êle também abastece a Confeitaria Colombo, aquela onde os velhinhos ficavam sassaricando na porta, como cantava a Emilinha Borba. Confiram: Sítio Solidao - http://www.sitiosolidao.com.br/
Esse meu queijo também já foi para os Estados Unidos. Vocês que viajam sabem como é difícil entrar lá com alimentos. Num descuido dos funcionários da alfândega a pessoa que levava os queijos moveu da mala não vistoriada para outra já vistoriada.

Mas...
Sim, as fotos!
Essa é a queijaria de Paraíba do Sul. Pequena. Só duas pessoas trabalhando, uniformizadas. Tudo muito limpo e organizado.

----------------------------------------
Agora, a volta. Nesse dia peguei uma rota diferente. Desci em Miguel Pereira. Essa vista é do mirante em Governador Portela. Mal comparando é como estar voando a baixa altura. Muita amplidão, sem o ronco dos motores e pisando terra firme. Á propósito, uma de minhas irmãs, que algumas vezes viajou comigo, quando descíamos a serra de Petrópolis e chegávamos embaixo ela confirmava comigo: - Já estamos em terra firme???



--------------------------------

Aqui, parei o carro na entrada de uma fazenda. Evitei estacionar no acostamento (???), à beira do barranco. Perdi (ganhei) de dez a vinte minutos ouvindo o som do silêncio, examinando cada caminho de terra, cada casebre ao longo e uma construção no tôpo da serra, que na foto comum não se pode divisar. Uso um programa chamado ACDSee, que possui uma lente "mais" que aproxima uma figura indefinidamente, até o ponto em que se perde a definição tendo-se apenas borrões. Faz também o contrário com uma lente "menos". O ACDSee funciona como um Adobe Reader, sendo mais rápido, creio. Não sei como o Photoshop trata uma figura. Ou não me lembro. Pois bem, com o ACDSee pode-se dar um zoom nessa foto e examinar cada detalhe. Há duas casas no alto, no contorno da serra, do centro para a esquerda.


----------------------

Agora é chegar em baixo, tirar esta foto em Santa Branca, passar por Conrado, Mangueira, Japerí e chegar em casa.