segunda-feira, fevereiro 06, 2006

A intolerância religiosa

Da enciclopédia WikipediA compilei os seguintes trechos:

Muhammad (570-632), também grafado Mohammad, Mohammed, Muhammed, e algumas vezes Mahomet (seguindo o turco), é aceito pelos muçulmanos como o profeta final de Deus ("o anterior foi Jesus") enviado para guiar toda a humanidade com a mensagem do Islã. Ele é mencionado como "O Profeta" na fé. Os não muçulmanos em geral o consideram como o fundador do Islã.
De acordo com os tradicionais biógrafos muçulmanos, ele nasceu em 570 em Mecca (Makkah) e faleceu em 8 de junho de 632 em Medina (Madinah). Ambas, Mecca e Medina são cidades da região de Hejaz da atual Arábia Saudita. O nome Muhammad significa "o glorificado" em árabe.

De alguns sites muçulmanos retirei outros trechos:

Não se faz o mal àqueles que fazem o mal a você, mas trate-os com perdão e bondade. (Sahih Al-Bukhari) ("Al-Bukhari seguiu o Profeta por mais de dez anos").

Os muçulmanos deviam seguir o exemplo do Profeta Maomé (a paz esteja com ele), mesmo nas piores circunstâncias. Não reaja violentamente como resposta aos maliciosos cartoons. O Islã é uma mensagem para a salvação da humanidade!

Como muçulmanos, devemos dar um passo atrás e indagar: "O que teria feito o Profeta Maomé?"

O Islã é o modo de viver para os que acreditam em Deus e querem viver uma vida de adoração e obediencia sòmente a Deus. A recompensa é o perdão de Deus e uma duradoura vida no Céu.

Aí vieram as charges no jornal dinamarquês. E começou a encrenca.

E a encrenca parece longe do fim. A Liga Árabe-Européia jogou lenha e gasolina à fogueira. Começou a divulgar em seu sítio na internet charges contendo mensagens ofensivas aos judeus. A primeira (reproduzida abaixo) exibe Hitler na cama com Anne Frank.
A decisão de adotar a tática do dente por dente, charge por charge foi justificada assim: “Após a lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância, e depois de muitos jornais terem voltado a publicar as charges dinamarquesas do Profeta Maomé, a Liga Árabe decidiu entrar no processo.
E o mais importante diário iraniano, o "Hamshahri", anunciou nesta segunda-feira, dia 6, que convocou um concurso de charges sobre o Holocausto em resposta às ilustrações publicadas por jornais europeus do profeta Muhammad, o que vem motivando uma onda de violência no mundo árabe e muçulmano.
- Bota essa no seu diário, Anne!

Eis uma das charges que originou toda essa confusão:


Pelo visto, a palavra do profeta está a quilômetros de distância dos muçulmanos, pelo menos desses que estão fazendo esse cavalo de batalha, queimando e quebrando e até matando. Assim como a palavra de Jesus também está muito distante de muitos que dizem acreditar nele.

Por isso a religião pode ser a salvação para quem segue à risca a palavra de Deus ou simplesmente o ópio dos ignorantes e dos fanáticos.